Vinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo Slider

logo eraespirito

Pós-graduação lato sensu de Pedagogia Espírita

A Universidade Santa Cecília (UniSanta), de Santos (SP), em convênio com a Associação Brasileira de Pedagogia Espírita (Abpe), dará início, em fevereiro de 2012, a nova turma de pós-graduação lato sensu de Pedagogia Espírita, de acordo com a Resolução nº 1/2007 da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE).


A especialização em Pedagogia Espírita é um curso de impacto existencial: nova perspectiva de vida, outra visão do Espiritismo e proposta revolucionária de Educação!
A coordenadora do curso é a Profª Drª Dora Incontri, educadora, jornalista e médium de formação espírita, fundadora e presidente da Abpe.

O curso será ofertado na cidade de São Paulo, na Praça da República, 80, 11º andar, Edifício Esther, sede da Abpe, com a duração de dois anos letivos, com o mínimo de 360h.

Público-alvo: profissionais graduados de qualquer área, interessados em geral. Os que não possuírem a graduação podem fazer o curso como extensão.
 

Mais informações: 11-40218515/11-81558005 – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Programação completa: www.pedagogiaespirita.org.br


Primeiro Curso Superior de Espiritismo no País
 

Começa a funcionar no ano que vem o primeiro curso superior de Teologia Espírita do Brasil. O estudo da doutrina dos espíritos, codificada pelo educador e pesquisador francês Alan Kardec (1804-1869) há um século e meio, não será mais exclusividade dos centros espíritas espalhados pelo País. A partir do ano que vem os adeptos da doutrina poderão estudá-la, com direito a diploma, beca e tudo o mais que uma graduação universitária dá direito. Foi o que decidiu o Ministério da Educação ao autorizar em setembro o funcionamento do primeiro curso de bacharelado em Teologia Espírita do Brasil, que será ministrado na FaculdadeDr. Leocádio José Correia, em Curitiba (PR). “A idéia do curso é formar não só bacharéis, mas também pesquisadores do espiritismo”, diz Maury Rodrigues da Cruz, presidente da Sociedade Brasileira de Espiritismo e idealizador do curso de quatro anos.

As inscrições para o vestibular estarão abertas até 13 de dezembro e os candidatos que disputarão as 100 vagas oferecidas terão de passar também por uma entrevista com especialistas. “É uma forma de avaliarmos melhor os interessados, assegurando o ingressode pessoas realmente comprometidas com a pesquisa”, explica Cruz

As bases da doutrina são a crença num Deus Único, criador de todo o Universo, e na imortalidade do espírito, que evolui sempre, por meio de várias encarnações.

Um dos objetivos do curso é a análise do espiritismo em suas linhas religiosa, filosóficae científica. A existência da alma, sua sobrevivência ao transe da morte e os fenômenos mediúnicos compõem um universo ainda pouco estudado nas rodas acadêmicas.

“É preciso dar massa crítica e espírito investigativo à obra de Kardec”, analisa Cruz. Nicete Bruno, espírita desde a juventude, aprova a criação da universidade. “No âmbito coletivo,o estudo dos fundamentos espíritas contribuirá para desmistificar muitos aspectos do espiritismo. E quem se habilitar a fazer a faculdade com certeza ganhará muito em autoconhecimento”,afirma a atriz.

O espiritismo surgiu na França no século XIX e tem no Brasil hoje sua maior comunidade. Segundo o último censo do IBGE são 2,34 milhões de adeptos. Como estima-se que os espíritas assumidos em todo o planeta não passem de 15 milhões, pode-se dizer que o Brasil é o país do espiritismo. Foi também em solo brasileiro que viveu Francisco Cândido Xavier (1910-2002), considerado o mais produtivo médium espírita. Em sua longa vida, Chico Xavier, como era conhecido, psicografou 418 títulos sob inspiração do espírito Emmanuel. Seus livros correram o mundo e chegaram ao volume de 25 milhões de exemplares vendidos.

Não pensem os mais afoitos, no entanto, que a escola é uma versão brasileira de Hogwarts, a escola de formação de bruxos dos livros e filmes de Harry Potter, personagem criado pela britânica J.K.Rowling..

A essa turma, o criador do curso Maury da Cruz manda um recado: “Não vamos formar bruxos, videntes ou médiuns, muito menos ensinar a ver fantasmas”, brinca ele.


Se quiser saber mais, acesse: www.falec.br

logo redeamigoespirita